Minha foto
Desde sua criação, em fevereiro de 2000, a Cia Khoros de Danca baseia seus trabalhos na pesquisa da identidade do povo brasileiro, em questões sociais e culturais. E na descoberta de uma nova linguagem corporal, através do movimento, música e história.

Radiografia Carioca












Ano de criação: 2004   Releitura: 2006
“Radiografia Carioca”, numa viagem tão atemporal quanto   bem humorada, faz alusões a lugares, histórias, costumes, tradições do Rio de Janeiro, que escorre em samba, religião e cultura sobre os trilhos da cidade maravilhosa.
Trilhos às vezes de asfalto, chamados: Brasil, Suburbana, Santa Cruz, onde muitos bondes também já cruzaram um dia seus caminhos.
Viagem essa que radiografa seu subúrbio, que para nós é carioca da gema e que também com ele traz no seu conceito uma concepção nada rígida desse subúrbio, mas que destaca um traço de identidade das pessoas que nascem e se criam por aqui, no seu jeito peculiar de ser.
Como de costume o repertório musical é genuinamente de composições brasileiras, onde o eletrônico se mescla a música popular em alguns momentos, trazendo para o palco uma combinação ousada, criando um paralelo musical entre o tradicional e as novas influências musicais.
Nesta obra, são também relembrados mestres da música brasileira como Dalva de Oliveira, Lamartine Babo, Ary Barroso; a importância da Praça Onze no carnaval; as marchinhas carnavalescas e o samba, uma das grandes paixões do carioca.


Nesta criação, tivemos como ponto de partida a rede ferroviária que nos serviu de inspiração para investigar as características do subúrbio. Para tal construção, foram realizadas pesquisas, tendo como maior referência bibliográfica o livro “Guimbaustrilho” de Ney Lopes. Nesta montagem, “Radiografia Carioca” passa a ser em parte um espetáculo multimídia, onde temos também a incursão de vídeos que remetem à essência do carioca.





 

   Direção

 Marta Bastos 

Diretora Assistente

Renata Diniz
Coreografia 

Marta Bastos e Renata Diniz

Concepção de luz

 Renata Diniz

Sonoplastia
Jorge Tavares

Figurino

 Marta Bastos e Renata Diniz 

Design Gráfico

 Fernanda Xavier 

Vídeo e Cenografia

 David Valcárcel 

Fotografia

 Robson Drummond (in memorian), Oliva Orquiza

Cenotécnico

 Júlio Rocha e Thiago Cavalcante 

Capoeira

 Mestre Robalo 

Bailarinos 

Jefferson Cruz 

Jorge Tavares 

Julio Rocha 

Ricardo Martins 

Thiago Cavalcante